terça-feira, 9 de novembro de 2010

Variações sobre uma Rosa (ou: dois temas de Cecília Meirelles)

O que seria o bem, sem o contraste da dor?


Não te aflijas com a pétala que voa
Também é ser, deixar de ser assim
Rosas verás, só de cinzas franzidas,
mortas, intactas pelo meu jardim

Não te assustes com as folhas que caem
Nem com pétalas que voam,
deixando de ser, sem serem vistas
ainda serão folhas, serão pétalas,
cinzas, pisadas, no chão do jardim.

Traze-me um pouco das sombras serenas
que as nuvens transportam por cima do dia!
Um pouco de sombra, apenas,
- vê que nem te peço alegria.

De sombras serenas, serenas franjas
do sol, no céu, a se esconder
às nuvens paisageiras, ensombrantes
murmuro presença, não espero alegria.

Traze-me um pouco da alvura dos luares
que a noite sustenta no teu coração!
A alvura, apenas, dos ares:
- vê que nem te peço ilusão.

Quero o brilho frio do prata celeste
Quero a frieza e rigidez do teu coração!
Claridade, lucidez, clareza dos ares
Não quero, não tenho ilusão.

Traze-me um pouco da tua lembrança,
aroma perdido, saudade da flor!
- Vê que nem te digo - esperança!
- Vê que nem sequer sonho - amor!

A tua lembrança da eterna memória
saudade infinita, o saudade da rosa!
Não te digo mais, com olhos úmidos
tenho esperança! – tenho amor.

Eu deixo aroma até nos meus espinhos
que ao longe, o vento vai falando de mim.
E por perder-me é que vão me lembrando,
por desfolhar-me é que não tenho fim.

Por meus espinhos, não há menos beleza
ao longe, de longe, o tempo fala de mim
convivo contigo naquela lembrança,
de um dia sem folhas, um dia sem pétalas,
um dia sem fim.

2 comentários:

Ivan Sá Leitão disse...

nunca, não que me lembre ou que me invada a memória, me senti tão enquadrado quanto agora que li teu texto. até senti uma ligação minima com um trecho de um texto meu, claro que não tão lindo como o seu: "Sabes o que é ter um poeta a teus pés?
Sabes o que é ter teus caprichos sem divergêcias? É o mesmo que teres um tapete de pétalas de rosas, rosas de todos os lugares do mundo.
Não esqueças o poeta que te ama."

m&m'f disse...

binho, já lhe disse alguma vez que um texto seu era o melhor que vc havia escrito em toda uma vida?
fábio, este é o seu melhor poema...não estou tocado por ele, estou envolto...
cada constatação, cada passo claro do pensamento, da alma aflita...quase súplica!
nossa...estou emocionado demais...
obrigado por escrever!
te amo amigo!